Página Inicial | Património | Mosteiros | Mosteiro de S. Salvador de Castro de Avelãs
PATRIMÓNIO
Ver mais Mosteiros
Mosteiro de S. Salvador de Castro de Avelãs
  1. Planta do edifício
  2. Contactos e Coordenadas GPS
  3. Mapa de Localização
  4. Defina o itinerário

Bragança

São incertas e ainda envolvidas em lenda, as origens do Mosteiro de S. Salvador de Castro de Avelãs. Seguramente documentado a partir do século XII, encontra-se ligado à importante linhagem dos Braganções - seus padroeiros - que desde os finais do século anterior imperam na região de Bragança que entretanto se integra no espaço nacional.

D. Afonso Henriques e os seus sucessores confirmam várias doações ao cenóbio beneditino que durante os séculos XIII e XIV se converte no principal mosteiro de Trás-os-Montes. Durante o século XIII é edificada a igreja de que resta, actualmente, apenas a cabeceira, principal exemplar da arquitectura românica em ladrilho em território nacional.

Possuidor de um vasto património distribuído por todo o Nordeste Transmontano, o mosteiro acaba por ser extinto por bula papal, em 1545, e as suas rendas anexadas à, então recém criada, Diocese de Miranda do Douro. Em consequência, os edifícios conventuais foram sendo demolidos e os seus materiais vendidos e aproveitados noutras construções. O templo monástico, de grandes dimensões, cuja fachada se localizaria junto da torre, foi convertido em templo paroquial, degradando-se e entrando em ruína. No século XVIII acabou por ser demolido - restando apenas a cabeceira - e substituído pela actual igreja paroquial, de dimensões muito mais reduzidas, que aproveita como capela-mor e sacristia a ábside e um dos absídiolos do templo medieval.

A...

[Continua...]

[Continuação...]

...igreja do século XIII possuía planta em cruz latina, com três naves de três tramos e transepto pouco saliente, sendo a cabeceira formada por ábside e absidíolos de planta hemicircular, escalonados. O estudo do Monumento e a intervenção arqueológica iniciada em 2006, permitiram também verificar que se conservam vestígios significativos dos edifícios monásticos, nomeadamente do claustro e das alas que o rodeavam e que permaneceram enterrados durante centenas de anos.

Reconhecem-se agora as portas que se abriam do transepto da igreja para a sacristia e da nave lateral para o claustro. Da ala do lado nascente, situada no prolongamento do braço do transepto da igreja, foram sucessivamente descobertos os espaços correspondentes à sacristia, à zona de acesso ao dormitório situado no piso superior, a sala do capítulo, e a sala dos monges, dispostos ao longo da galeria do claustro.

O absidíolo Sul abriga um sarcófago epigrafado e armoriado, datado da segunda metade do século XIII - que originalmente se encontrava no interior do templo, tendo como supedâneo os leões que enquadram o portal do adro - pertencente a D. Nuno Martins de Chacim que foi Tenente da Terra de Bragança (1265-1283) e ocupou importantes cargos na Corte de D. Afonso II e de D. Dinis.

 

Lat.: N41.798834
Long.: W6.804794

 
Para calcular o trajecto a partir da sua localização actual, insira um Ponto de Partida (Uma cidade ou nome de uma rua) no seguinte formulário, e escolha a opção 'Mostrar Trajecto'.
Será apresentada uma proposta de trajecto tendo como Ponto de Partida a localização que inseriu até Mosteiro de S. Salvador de Castro de Avelãs  (Lat.: N41.798834 | Long.: W6.804794).
Nota: Os tempos de deslocação apresentados servem apenas de referência, e partindo do pressuposto que utiliza um veículo automóvel, e que são cumpridas as velocidades máximas impostas por lei.
Novidades
Site com novas funcionalidades
O site do projecto 'Património no Território' sofreu profundas modificações e tem novas funcionalidades. Ven...
Actividades
Rota dos castelos por terras mirandesas
Neste roteiro é sugerido um passeio que liga 4 castelos do planalto mirandês no qual o visitante pode a...
Links
Apresentação
Sobre o Projecto
O Património Arquitectónico e Arqueológico constitui um dos principais recursos e atractivos do Leste Transmontano. A Direcção Regional de Cultura do Norte tem sob sua gestão directa, nesta região, um conjunto de monumentos abertos a pú...
© 2017. Governo de Portugal - Secretário de Estado da Cultura